segunda-feira, 3 de março de 2008

Prof. Ane - Exercícios Ct1an - Inconfidência

Colcha de retalhos


Por trás do pragmatismo eleitoral – que __________________de assalto as instituições partidárias brasileiras e que é responsável pela colcha de retalhos em que se transformaram as coligações –____________ a tendência de empobrecimento político e de definhamento da própria democracia. O eleitor brasileiro já não __________________ identificar com clareza, salvo exceções quase irrelevantes, as diferenças entre os programas partidários de siglas que há alguns anos eram definidas como progressistas ou conservadoras, de esquerda ou de direita. Aliás, o próprio conceito de esquerda e direita, embora não tenha retrocedido ainda no sentido original que definia não mais que a posição dos partidos no plenário da Assembléia francesa logo depois da Revolução de 1789, já não _________________ conjuntos orgânicos de pensamento ou ideologias definidas.

@ quem defenda essa flexibilização ideologica como um avanço, ja que elimina o sectarismo e os fundamentalismos politicos. Mesmo que isso seja verdade, o fim da clareza ideologica aparece hoje misturado, no caso brasileiro, com a indefinição de projetos e a falta de coerencia. @ crise dos partidos tem um pouco dessa mistura de ideias, mas tem tambem muito de oportunismo. Os candidatos não se subordinam aos partidos e @ suas regras. Usam-nos. E esse uso nem sempre é eticamente defensavel, alem de fragilizar uma ferramenta que tem sido indispensavel no modelo de democracia que o mundo adotou desde @ era das revoluções, no século 18. Sem partidos fortes e coerentes, o cenario politico se torna inconsistente e fluido, incapaz de assegurar @ governabilidade e @ estabilidade de que os governos necessitam. @ reforma politica, que é urgente e imprescindivel, não pode deixar de levar essas variaveis em conta.

(Zero Hora, 20/08/2006, p. 20)
.
1. Dê o significado das palavras em itálico no primeiro parágrafo:
2. Complete as lacunas do primeiro parágrafo com os verbos abaixo, flexionando-os segundo a necessidade expressa no texto: Traduzir – Tomar – Estar – Conseguir
3. Substitua as palavras em negrito do segundo parágrafo por outras que não alterem o sentido do texto:
4. Acentue as palavras do segundo parágrafo que necessitam de acento:
5. Substitua os @ do segundo parágrafo por: a – as – à – às – há, conforme a idéia do texto (nem todas as possibilidades serão utilizadas):
6. Resuma cada parágrafo, sem descuidar da idéia-chave de cada um:
7. Que outro título poderia ser dado ao texto?
8. Crie um parágrafo dissertativo-argumentativo sobre o tema “Eleições 2008”:

2 comentários:

Melissa Mateo disse...

Querida professora, obrigada por sua dedicação, tornando tudo mais facil para nós seus novos alunas da turma Ct1an.

Melissa Mateo

Ane Patrícia de Mira disse...

Além de fazer parte de minha profissão, é um prazer poder contribuição para facilitar a vida de vocês. Sempre o farei quando estiver ao meu alcance.