terça-feira, 18 de março de 2008

Para as turmas CT1AN e 353AN - Inconfidência

O PROCESSO DA COMUNICAÇÃO HUMANA
.
A finalidade da comunicação é por em comum não apenas idéias, sentimentos, pensamentos, desejos, mas também compartilhar formas de comportamento, modos de vida, determinados por regras de caráter social. Desse ponto de vista, comunicação é também convivência, que traz implícita a noção de comunidade, vida em comum, agrupamento solidário, baseado no consenso espontâneo dos indivíduos. Consenso significa acordo tácito, que pressupõe compreensão – e, em última análise, o objetivo da comunicação é este: o entendimento entre os homens.
O processo da comunicação pode ser esquematizado da seguinte maneira:
.
--------------------------------------------------------------------->
EMISSOR ..............SIGNOS - SÍMBOLOS.................... RECEPTOR
CODIFICAÇÃO...... ... MENSAGEM..........................DECODIFICAÇÃO
<--------------------------------------------------------------------- .
.
. O emissor codifica e envia a mensagem.
· O receptor a decodifica, isto é, a interpreta.
· Se não houver interferência (ruído), a comunicação se estabelece.
.
1 Elementos da comunicação
.
A mensagem e sua interpretação
A mensagem é o objeto e a finalidade da comunicação humana. Toda mensagem possui um significado e carrega propriedades de percepção comuns ao emissor e ao receptor.
Outro elemento importante é a interpretação. Na verdade, ela é a chave de toda comunicação. Dela é que vai depender a dedução e a compreensão da mensagem.
.
O meio ou canal
O meio pode facilitar ou dificultar a interpretação. Entretanto, é o conteúdo da mensagem que vai indicar ao transmissor o meio a ser escolhido. A mensagem, para ser compreendida, deve estar sempre em harmonia com os requisitos de clareza, rapidez e disponibilidade dos meios.
.
O repertório de signos e sua percepção
Os signos normalmente são estabelecidos pelo próprio homem. Cada pessoa possui um repertório particular de signos ou símbolos. Há várias categorias ou tipos de signos. Os principais são:
· Os signos verbais correspondem às palavras. Cada pessoa possui seu próprio “universo vocabular”, um vocabulário particular, construído ao longo de sua vida e experiência estudantil.
· Os signos não-verbais correspondem aos gestos, à maneira de olhar, aos movimentos sincronizados das mãos, cabeça e todo o corpo do comunicador. A expressão corporal é um elemento de comunicação tão ou mais importante que a fala no processo da comunicação.
· Os signos icônicos correspondem às representações visuais dos objetos, tais como desenhos, modelos, fotografias, pinturas, quadros etc.
· Os signos digitais podem ser representados pelos sinais luminosos de um semáforo, as setas luminosas dos elevadores etc.
· Os símbolos podem ser exemplificados pela cruz, que simboliza o cristianismo; a coruja, que simboliza a sabedoria; a arroba que simboliza o e-mail etc.
.
Barreiras ou entraves à comunicação
Existem alguns obstáculos (ruídos) que atrapalham a boa comunicação. Vejamos:
a) Barreiras físicas: distância espacial, escuridão (comunicação visual).
b) Barreiras fisiológicas: cegueira, surdez.
c) Barreiras culturais: padrões culturais, graus de escolaridades diferenciados.
d) Barreiras sociais: tradição, normas institucionais, status diferentes (relacionamento entre chefes e subalternos, entre um aluno e um diretor, por exemplo).
e) Barreiras psicológicas: atitudes negativistas ou de oposição podem bloquear a recepção.

Nenhum comentário: